h1

Qual o Melhor Horário para Malhar?

29/11/2011

Será que essa pergunta faz sentido? Temos um horário adequado para realizar exercícios físicos? Sim! Nós, seres humanos, dispomos de um relógio biológico, representado pelos núcleos supraquiasmáticos, localizados no hipotálamo, que tem a função de gerar e controlar os nossos ritmos ao longo do dia.

Diversos ritmos relacionados ao desempenho físico apresentam variações durante o dia. Dentre esses, destacam-se: a frequência cardíaca, o VO2 máximo, o ritmo das catecolaminas, o estado psicológico subjetivo de humor, do bem estar, do estado de alerta e da fadiga mínima, potência anaeróbia e força muscular. De uma forma geral, todos esses ritmos apresentam um melhor momento entre o fim da tarde e o começo da noite. Essa íntima relação parece estar relacionada diretamente a variação da temperatura corporal, que atinge o seu valor máximo em torno das 18 horas. Já a rigidez muscular aumenta a medida que a temperatura decresce, favorecendo ainda mais a prática de exercícios físicos nesse período.

Entretanto, cada indivíduo é dotado de um cronotipo próprio. Indivíduos matutinos (acordam cedo e dormem cedo) apresentam um maior pico da temperatura corporal um pouco mais cedo. Indivíduos vespertinos (dormem tarde e acordem tarde) dispõem de um melhor VO2 máximo á noite. Já os intermediários realizam bem as suas atividades em qualquer período do dia.

Assim, devemos ficar atentos ao cronotipo de cada pessoa, para que a prática de exercício físico seja realizada em um melhor momento, uma vez que no caso de atletas, essa avaliação pode resultar em uma melhora de até 10% do desempenho.

Deixe um comentário