Archive for outubro \28\UTC 2011

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Musculação Feminina

28/10/2011

Atualmente é comum observar um número crescente de mulheres que praticam musculação como forma de melhorar a estética, a saúde e a qualidade de vida, quebrando todos os tabus no que diz repeito a mulhres e treinamento com pesos.

A musculação é ofececida, na maioria das academias, com um dos planos básicos. Ou seja, você pode fazer somente musculação, como também, musculação juntamente com aulas de ginástica, musculação e yoga, musculação e qualquer outra atividade física. Isto é a prova que a atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir e tornear os músculos, seja para ganhar tônus muscular, ou ainda, para ajudar no emagrecimento (uma dieta ideal é a principal aliada dos exercícios).

Muitas vezes somos questionados a respeito de como deve ser o treinamento direcionado para mulheres como se houvesse uma diferença muito significativa em relação ao treinamento aplicado aos homens.

Algumas pessoas acreditam que o treino para mulheres deve ser totalmente diferente ou até que não devem de jeito nenhum treinar com pesos, outros acham que isto é um tipo de preconceito, pois o treino para homens e para mulheres não deve diferir em nada.

 

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Carboidratos indispensáveis no treino com pesos

24/10/2011

Os carboidratos são uma fonte de energia importante para o treino de força. Os carboidratos armazenados como glicogénio nos músculos, são o “combustível” ideal para fornecer curtas e intensas descargas de energia. Quando mais duro e mais prolongado for o seu treino, mais glicogénio os seus músculos precisam. Logo que as reservas de glicogénio acabam, o nível de energia vai cair também e você terá que parar os seus exercícios físicos. Por esse motivo, os carboidratos deve ser sempre uma das principais preocupações dos atletas que fazem exercícios de treino de força, na esperança de construirem mais massa muscular.

Vários especialistas recomendam pelo menos 400 a 600 gramas de carboidratos por dia para manter o seu glicogénio muscular num nível elevado.

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Suplementos Alimentares

21/10/2011

Suplemento alimentar

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como: vitaminas, minerais,fibras,ácido graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.

Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.

A grande vantagem dos suplementos para fisiculturismo é a pouca quantidade de gordura presente neles.

Alguns suplementos protéicos
Albumina,

Whey Protein,

Caseína,

Proteína de soja,

Levedura de cerveja,

Creatina.

Carboidratos

MaltoDextrina,

Dextrose,

Hipercalóricos em geral.

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Atividade física

19/10/2011

Nunca é tarde para começar
A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas. Read the rest of this entry ?

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Os mitos dos refrigerantes diet e light

17/10/2011


Os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros – O consumo só aumenta: Mesmo assim há dúvida a respeito das diferenças entre diet e light. Os dois tipos ajudam a emagrecer? Entre o chocolate light e o diet, qual não tem açúcar na fórmula? E, afinal, refrigerante zero é a mesma coisa que light? Entenda as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta.

O termo DIET só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar
O termo LIGHT pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional.

Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet precisa ser isento de um determinado nutriente, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias. A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos. Read the rest of this entry ?

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Suplementação alimentar na Maturidade

14/10/2011

Estudo Clínico Mostra Importância da Suplementação Alimentar na Maturidade

 

Algumas décadas atrás, por volta dos anos 1950, a expectativa de vida de um brasileiro era de 43 anos. Naquela época, homens e mulheres que atingissem essa idade provavelmente estariam se aproximando do final de suas vidas. Hoje aos 40 anos, essas pessoas são consideradas jovens e esperam viver, pelo menos, o dobro de suas idades.

A expectativa de vida aumentou e o número de pessoas com mais de 60 anos também.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil deverá ter a sexta população mais idosa do planeta no ano 2025, com 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 14% de nossa população. Todos esses dados são considerados importantes e, ao mesmo tempo, preocupantes, pois trazem consigo uma série de problemas socioeconômicos, tais como ônus adicionais aos serviços de saúde e previdência, além de dificuldade de relacionamento familiar, especialmente no que se refere a como lidar com um parente de idade mais avançada. É difícil observar uma família que não tenha alguém com 80, 90 anos de idade, em condições físicas e mentais nem sempre ideais, com uma ou mais doenças crônicas associadas.

De acordo com o relatório Preventing Chronic Disease:a Vital Investment da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em outubro de 2005, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 72% de todas as mortes no Brasil. Isso equivale a 928 mil mortes/ano de um total de 1.289 milhões de mortes e representa uma despesa anual de US$ 3 bilhões ao nosso país.

O envelhecimento crescente da população, associado a um estilo de vida pouco saudável, são apontados como os principais fatores responsáveis por esses números. A OMS estima que se nenhuma medida efetiva for tomada para controlar os principais fatores de risco (hábitos alimentares, atividade física e fumo), dentro de 10 anos a despesa anual com essas doenças poderá representar uma perda de US$ 4 bilhões ao País, uma vez que haverá um aumento de 22% das mortes.

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5 Razões para o Àlcool Destruir seus ganhos

10/10/2011
1) Impacto Negativo na Síntese Protéica

A síntese protéica é o processo onde os aminoácidos são unidos para formar proteínas. Consumo excessivo de álcool atrapalha este processo em até 20%, e como os seus músculos são formados por proteínas, você pode ver como isto se torna um problema.

2) Diminui a testosterona

A testosterona é o hormônio mais importante para a construção muscular em nosso corpo. Um dos fatores que determinam quanto uma pessoa pode ganhar massa muscular é o nível de testosterona livre no sangue. Beber álcool diminui a testosterona, faça as contas.

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