Archive for setembro \21\UTC 2009

h1

Nutrição e a saúde da pele

21/09/2009

pele
Atualmente há uma grande preocupação em proteger a pele contra a luz solar, prevenindo a fotoimunossupressão, o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Assim, tem-se estudado o papel que alguns nutrientes podem exercer na proteção desses efeitos maléficos causados pela radiação ultravioleta (UV) (BOELSMA et al., 2001).

Pele
A pele é um dos maiores órgãos do nosso organismo, atingindo cerca de 16% do peso corporal total e é formada por duas camadas: a epiderme que é a porção epitelial de origem ectodérmica, e a derme, porção conjuntiva de origem mesodérmica (SILVA, 2007). Ela constitui-se como uma barreira de proteção para o nosso organismo, desempenhando funções como: proteção de danos mecânicos, microrganismos, radiação e mantendo a temperatura corpórea constante. Além disso, a pele também exerce um papel estético (BOELSMA et al, 2001).

Nossa pele é continuamente exposta à radiação ultravioleta, sendo esta a principal causa de queimadura de sol e câncer de pele não-melanoma. A maior parte da lesão é causada quando as pessoas não estão de férias, ou seja, quando o protetor solar tópico não está sendo usado.
Read the rest of this entry ?

Anúncios
h1

Alimentos a se evitar em caso de enxaqueca

17/09/2009

enxaquecaAcredita-se que alimentos específicos possam ativar pelo menos 30% das enxaquecas.

Os principais alimentos que o paciente com enxaqueca deve evitar são: queijos (exceto queijo fresco); chocolate; café em excesso; castanhas; qualquer alimento fermentado; alimentos contendo aspartame (adoçante artificial); alimentos contendo glutamato monossódico (muito usado na cozinha chinesa, e que leva pessoas predispostas a ter uma enxaqueca denominada “síndrome do restaurante chinês”); frutas cítricas; salsicha, salame.

Todos os alimentos em conserva devem, em geral, ser evitados; vinhos tintos e bebidas alcoólicas; queijos envelhecidos e carnes processadas (inclusive pizza e cachorros quentes); amendoim; fígados de galinha; alimentos em conserva; pães e bolachas que contêm queijo; feijões grandes, ervilhas, lentilhas.

Os alimentos para comer em moderação incluem: abacates, bananas, frutas cítricas, figos, passas, ameixas vermelhas, framboesas, e chocolates.

h1

Água de coco

16/09/2009

água de cocoO coco é um fruto do coqueiro, da família das palmáceas, a qual abrange cerca de um milhão de espécies. O coco-da-baia, introduzido na Bahia em 1553, pelos portugueses, é o mais conhecido e utilizado.

A água de coco, líquido existente no interior do fruto, especialmente em maior quantidade quando o coco está verde, constitui sabor levemente adocicado e suave.

Propriedades
O valor nutritivo do coco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras. O coco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.
Read the rest of this entry ?

h1

Atividade física e memória

11/09/2009

atividade
Praticar uma atividade física regular pode melhorar muito a qualidade de vida, mas os maiores benefícios só serão percebidos com o passar dos anos. Uma novidade interessante é que este hábito pode melhorar a capacidade de memória, algo que pode fazer uma grande diferença para um envelhecimento saudável. A relação entre atividade física e memória foi observada em um estudo brasileiro realizado pelo Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Durante cinco meses, 50 voluntários de 60 a 75 anos participaram de um programa de atividade física três vezes por semana, com exercícios em bicicleta ergométrica, e sessões de alongamento e flexibilidade. Todos tiveram uma melhora na capacidade cardiorespiratória e muscular, e diminuíram sintomas de depressão e ansiedade. “Foi observado ainda um aumento da capacidade de memória”, afirma a educadora física Hanna Karen Antunes, responsável pelo estudo.
Read the rest of this entry ?

h1

Semente de linhaça, aliada da saúde

03/09/2009

semente de linhaçaA linhaça é a semente do linho, uma nova aliada para perder peso. Seus benefícios vão muito além da perda de peso, é um alimento preventivo, dito funcional, rico em ômega 3, um ácido graxo essencial. Ela combate obstruções de artérias e protege o coração e o organismo graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos.

A Linhaça Dourada é ainda mais completa e rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Uma substância chamada Lignana, atua na destruição de células mal formadas, ou seja, manda a célula doente se destruir. Por isso use a linhaça como uma arma preventiva.
E até a casca se aproveita. Rica em proteínas e vitaminas, a principal é a vitamina E que ajuda as células a combaterem o envelhecimento precoce. E quem sofre com a TPM deve abusar dela, pois ela contém Isoflavona e Fitoesteróide que imita o hormônio feminino.
Read the rest of this entry ?

h1

Alimentação balanceada e atividade física na prevenção de doenças

02/09/2009

alimento e exercícioA defesa do nosso organismo contra as doenças é toda feita pelo sistema imunológico e as primeiras atitudes para a prevenção de doenças é ajudar a regular este sistema, com uma alimentação adequada e exercícios físicos. “A prática de exercícios aeróbicos fortalece o sistema cardio-respiratório, tornando o organismo menos suscetível a infecções”, afirma educador físico e personal trainer, Otávio Tavares. “A alimentação influencia na imunidade, pois as reações do sistema imunológico necessitam de nutrientes para a formação das células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa do organismo”, explica a nutricionista Dra. Juliana Trevillini Garcia, da Clínica Contato.

O sistema imunológico pode ser dividido em imunidade natural, constituída pela pele, mucosas, lágrimas e paredes dos órgãos, e a imunidade adquirida, que age por meio dos anticorpos. “Enquanto a imunidade natural dificulta a entrada dos micro-organismos, a imunidade adquirida detecta e destrói os micro-organismos específicos de cada doença e que não foram barrados pelo organismo”, observa a nutricionista Dra. Juliana Trevillini Garcia.
Read the rest of this entry ?

h1

Semana do peixe – alimentação saudável

01/09/2009

peixeNesta terça-feira (1º), começa a Semana do Peixe. A campanha serve para incentivar as pessoas a comerem mais pescados e também a terem uma alimentação mais saudável. Durante a semana do peixe, a Associação Brasileira de Supermercados está incentivando os estabelecimentos em todo o país, a vender o produto mais barato.

Muita gente já adotou o bom hábito. Na casa de do representante comercial José Pedro de Lima, o cardápio é bem parecido quase todos os dias da semana. “Em um dia que eu não como de tarde, como à noite”, garante. “Lá em casa sempre tem peixe”.

É assim que a família dele garante uma alimentação saudável. De acordo com os especialistas em nutrição, o peixe é rico em vitaminas, sais minerais, aminoácidos e ácidos graxos, como o ômega 3 e 6. Por conta desses nutrientes o alimento é recomendado para prevenção de doenças como hipertensão, Alzheimer e problemas de coração.
Read the rest of this entry ?