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05/11/2009

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Sono e atividade física

04/11/2009

sonoAo fecharmos os olhos, relaxarmos o corpo e nos entregarmos a mais uma noite de sono, adentramos um mundo obscuro, misterioso e pouco entendido pelos cientistas. Há mais de 30 anos os especialistas se dedicam a esmiuçar o que ocorre nesse estado em que passamos cerca de um terço de nossa vida, ainda sem conseguir decifrar o que acontece quando dormimos e qual o papel do sono na nossa sobrevivência. “Sabemos que o sono é importante para a memória, a recuperação de um possível débito energético estabelecido durante o dia e o bem estar dos seres vivos. O que a gente não sabe é por que”, diz Stella Tavares, médica responsável pelo Centro de Estudos do Sono do Hospital Israelita Albert Einstein. Mas os cientistas concordam numa coisa: o exercício físico afeta o sono e pode tornar nossas noites mais tranqüilas e relaxantes – ou mais agitadas.

As fases
Se a fisiologia do sono permanece uma incógnita, sua estrutura já é mais que conhecida. Através da análise das ondas elétricas emitidas pelo cérebro durante o sono, já no começo deste século, descobriu-se que o sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente. No fim dos anos 60, esses estágios foram divididos em REM ( Rapid Eyes Moviment) e Não- REM. Um ciclo completo de sono dura em média 1 hora e meia e passa por quatro fases Não-REM, seguidas de uma fase REM. Pouco antes de adormecermos, as ondas cerebrais do tipo beta (produzidas quando estamos acordados) são substituídas por ondas alfa, que indicam um estado de profundo relaxamento. De 5 a 20 minutos depois, corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.
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