Archive for julho \31\UTC 2009

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Glutamina no Esporte

31/07/2009

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A glutamina é o aminoácido mais abundante no sangue e nos tecidos, principalmente nos músculos. Em humanos, a glutamina representa cerca de 20% do total dos aminoácidos. Não é considerado um aminoácido essencial porque pode ser sintetizado pelo organismo. Portanto, em algumas condições como esforço físico intenso, a concentração intracelular e plasmática desse aminoácido diminui em até 50%.

Assim, quando a demanda é maior que a produção estabelece-se um quadro de deficiência de glutamina.

GLUTAMINA X EXERCÍCIO
A primeira evidência de que a glutamina possui propriedades metabólicas importantes surgiu dos trabalhos desenvolvidos por Eagle em 1955, que demonstrou a importância para o crescimento e manutenção das células.

Durante o exercício físico, ocorrem estimulação e resposta imediata do metabolismo energético muscular, variando de acordo com a intensidade e duração do esforço. O treinamento, por sua vez, também provoca adaptações, que são mais ou menos duradouras, dependendo dos mecanismos envolvidos. A intensidade e duração do exercício são determinantes para a utilização da glicose, ácidos graxos ou aminoácidos, sendo o consumo da glicose e produção de ácido lático predominantes. Já para os exercícios de longa duração e intensidade leve ou moderada, são utilizados também os ácidos graxos e aminoácidos.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) são, juntamente com a glutamina, os mais abundantes no tecido muscular e os mais importantes energeticamente.
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Mais disposição para os treinos

30/07/2009

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– Mantenha uma dieta equilibrada ingerindo quantidades adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Entre 60% e 70% das calorias diárias devem vir dos carboidratos. Uma dieta rica desse macronutriente garante uma boa reserva de glicogênio (energia muscular).

– Alimentos com alto índice glicêmico liberam energia rapidamente. Se o exercício durar mais do que uma hora consuma de 30g a 75g por hora de carboidratos durante o treino.

– Faça refeições leves e ricas em carboidratos antes do treino e competições.

– Reabasteça seu corpo! Após o treino pesado ou competições a ingestão de carboidratos é muito importante para repor as reservas de glicogênio.

– Utilize suplementos alimentares para melhorar seu desempenho.

– Beba água antes de sentir sede! A proporção ideal é de 1/4 litro para cada 1000 calorias consumidas.

– Não treine de estômago vazio.

– Durma no mínimo 8h diariamente.

– Respeite os dias de descanso.

Profª. Esp. Denise Carceroni – http://www.fiqueinforma.com.br

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BCAA – O que todo praticante de atividades físicas deveria saber sobre esses três poderosos aminoácidos

30/07/2009

BCAA
Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) devem estar entre os mais antigos suplementos, mas sua eficácia no processo de construção muscular continua inabalada. Considere isso: os BCAA’s representam aproximadamente um terço do total de aminoácidos presentes na musculatura! Mais ainda, eles são essenciais para todas as reações de síntese de tecido muscular e têm sido usados até em atletas de alto nível em provas de resistência aeróbia.

Estruturalmente, cada BCAA tem uma capa bifurcada que parece com uma ramificação, de onde vem o nome “Cadeia Ramificada”. Os três aminoácidos de cadeia ramificada são: leucina, isoleucina e valina. Todos são essenciais, o que significa que você deve obter as quantidades adequadas pela dieta.

Isso porque todas as células de seu corpo precisam deles para sintetizar proteína, incluindo proteínas musculares e enzimas necessárias ao processo de liberação de energia, o que significa que os BCAA’s são parte essencial tanto do processo de construção muscular quanto dos processos de produção de energia.
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29/07/2009
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Dicas para uma alimentação saudável e barata

29/07/2009

Quando o orçamento familiar “aperta”, a primeira alternativa quase sempre são os pratos instantâneos. Mas, se realizarmos a matemática nutricional, existe melhor “barganha” no supermercado, quitanda ou frutaria.

Ricos em nutrientes, as frutas, vegetais, legumes e grãos baratos, são melhor opção se comparados aos pratos prontos que encontramos disponíveis nas prateleiras. Muitas pessoas acreditam que, para comer alimentos saudáveis, é preciso gastar muito dinheiro, é aí que mora o perigo.
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Solaris Sports Nutrition

27/07/2009
Solaris Sports Nutrition

Solaris Sports Nutrition

A Solaris Sports Nutrition é uma empresa brasileira, localizada a 75km de São Paulo, que produz e comercializa suplementos alimentares de altíssima qualidade, sabor excelente e totalmente dentro dos padrões de qualidade que os consumidores merecem.
É a primeira e única empresa brasileira fabricante de suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas a possuir seus processos certificados pela ISO 9001 através da DQS – certificadora alemã.
Esta certificação garante manter a Solaris Sports Nutrition na direção da produção ética e correta dos suplementos; por termos este certificado e ainda por adotarmos e cumprirmos as normas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) da ANVISA, nós conquistamos a licença de funcionamento para produzir, além de suplementos, produtos médico-hospitalares.
 
Convidamos você a acessar nosso website e entrar em contato conosco por email para fazer um cadastro e assim receber periodicamente informações sobre nossos produtos, nutrição e sobre o mercado de suplementação.
 
Estamos disponíveis através seguintes canais:
 
Website: www.solarisnutrition.com.br
Twitter: www.twitter.com/solarisnutricao
Orkut: Solaris Nutrition
email: vanessa@solarisnutrition.com.br
 
 
Será um prazer manter contato com você de agora em diante.
 
Boa leitura!